segunda-feira, setembro 22, 2014

AS ALGIBEIRAS NO TRAJE POPULAR II – DOURO LITORAL E TRÁS-OS-MONTES

Antes de ser um elemento de composição etnográfica, no sentido decorativo, a algibeira foi uma bolsa de uso popular. Simples, sem lantejoulas ou bordados, eram sobretudo peças utilitárias, quer no dia-a-dia, como em dias de especial veneração.

Este artigo é a continuação da abordagem a este tema iniciado em AS ALGIBEIRAS NO TRAJE POPULAR I – MINHO, passando a apresentar exemplares provenientes das coleções do Museu Nacional do Traje e da Moda (Lisboa) e Museu da Terra de Miranda.

MUSEU NACIONAL DO TRAJE E DA MODA (Lisboa)

Local de Execução: Porto
Datação: Sem data na ficha
Matéria: Lã azul escura; lã castanha; algodão vermelho; algodão amarelo.
Dimensões (cm): altura: 26; largura: 16;
Descrição: Algibeira de traje de Varina, de tecido de lã azul escura guarnecida com fita de lã castanha. Na parte da frente, aplicação de fita sarjada vermelha formando quadrado e fita de algodão amarelo (grega) formando decoração geométrica. Na parte superior da algibeira, aplicação de tira do mesmo tecido, guarnecida com fita de lã castanha e com aplicações de fita de algodão amarelo, formando bico na frente e apertando na parte superior da abertura com mola de metal pobre pintado de preto.
Proveniência: Porto – Doação de Madalena Pagani Furtado

MUSEU DA TERRA DE MIRANDA (Miranda do Douro)

 
Autor: Adília Rosa Moreno
Datação: XX d.C.
Matéria: Lã, algodão e adamascado
Dimensões (cm): altura: 21; largura: 15;
Descrição: Algibeira, tipo de bolsa, de formato trapezoidal arredondada na parte inferior, em lã azul. A meio do topo superior tem uma abertura formando um losango em adamascado bege. O losango e o contorno da algibeira são debruados com fita de algodão amarela, deixando pender na parte superior a quantidade de fita necessária para prender a peça à volta da cintura de quem a veste. A parte traseira da peça é composta por tecido preto com motivos florais. A algibeira é ainda bordada na frente em lã vermelha e amarela, formando motivos florais.
Proveniência: Miranda do Douro

 
Autor: Adília Rosa Moreno
Datação: XX d.C.
Matéria: Lã, algodão e adamascado
Dimensões (cm): altura: 20; largura: 14;
Descrição: Algibeira, tipo de bolsa, de formato trapezoidal arredondada na parte inferior, em lã azul. A meio do topo superior tem uma abertura formando um losango em adamascado vermelho. O losango e o contorno da algibeira são debruados com fita de algodão amarela, deixando pender na parte superior a quantidade de fita necessária para prender a peça à volta da cintura de quem a veste. A parte traseira da peça é composta por tecido preto e branco.
A algibeira é ainda bordada na frente em lã branca e rosa formando motivos florais.
Proveniência: Miranda do Douro


Autor: Adília Rosa Moreno
Datação: XX d.C.
Matéria: Lã e algodão.
Técnica: Técnica do picado. Utilizado nas Capas de Honras.
Dimensões (cm): altura: 27; largura: 18;
Descrição: Algibeira, tipo de bolsa, de formato trapezoidal arredondada na parte inferior, em lã verde. A meio do topo superior tem uma abertura formando um losango também verde. O losango e o contorno da algibeira são debruados com fita de algodão verde, deixando pender na parte superior a quantidade de fita necessária para prender a peça à volta da cintura de quem a veste. A parte traseira da peça é composta por tecido de algodão amarelo e roxo. A algibeira é ainda bordada na frente, na técnica do picado em tom preto, e, bordada com fio de lã vermelho e amarelo, formando motivos florais.
Proveniência: Miranda do Douro

Autor: Adília Rosa Moreno
Datação: XX d.C.
Matéria: Lã e algodão.
Técnica: Técnica do picado. Utilizado nas Capas de Honras.
Dimensões (cm): altura: 24; largura: 15,5;
Descrição: Algibeira, tipo de bolsa, de formato trapezoidal arredondada na parte inferior, em lã verde. A meio do topo superior tem uma abertura formando um losango também verde. O losango e o contorno da algibeira são debruados com fita de algodão preto, deixando pender na parte superior a quantidade de fita necessária para prender a peça à volta da cintura de quem a veste. A parte traseira da peça é composta por tecido de algodão castanho e branco. A algibeira é ainda bordada na frente, na técnica do picado, em tom castanho.
Proveniência: Miranda do Douro
 

 
Autor: Adília Rosa Moreno
Datação: XX d.C.
Matéria: Lã, algodão e veludo.
Dimensões (cm): altura: 25; largura: 18;
Descrição: Algibeira, tipo de bolsa, de formato trapezoidal arredondada na parte inferior, em lã amarela. A meio do topo superior tem uma abertura formando um losango em veludo preto e em adamascado azul. O losango é contornado por uma fita vermelha, a algibeira por uma fita azul e outra vermelha na parte superior pendendo a quantidade de fita necessária para prender a peça à volta da cintura de quem a veste. A parte traseira da peça é composta por tecido de algodão castanho e cinza. A algibeira é ainda bordada na frente, com fio de lã preto e verde.
Proveniência: Miranda do Douro


Datação: XX d.C.
Matéria: Lã e algodão.
Técnica: Técnica do picado. Utilizado nas Capas de Honras.
Dimensões (cm): altura: 24,5; largura: 16,5;
Descrição: Algibeira, tipo de bolsa, de formato trapezoidal arredondada na parte inferior, em lã vermelha. A meio do topo superior tem uma abertura formando um losango também vermelho. O losango e o contorno da algibeira são debruados com fita de algodão vermelho, deixando pender na parte superior a quantidade de fita necessária para prender a peça à volta da cintura de quem a veste. A parte traseira da peça é composta por tecido de algodão vermelho. A algibeira é ainda bordada na frente, na técnica do picado em tom preto, e, bordada a fio de lã verde e branco na parte inferior do losango.
Proveniência: Miranda do Douro

 
Autor: Adília Rosa Moreno
Datação: XX d.C.
Matéria: Lã, algodão, tafetá, veludo e adamascado.
Dimensões (cm): altura: 29; largura: 20,5;
Descrição: Algibeira, tipo de bolsa, de formato trapezoidal arredondada na parte inferior, em lã vermelha. A meio do topo superior tem uma abertura formando um losango em veludo preto e adamascado beje. O losango e o contorno da algibeira são debruados com fita de algodão verde, deixando pender na parte superior a quantidade de fita necessária para prender a peça à volta da cintura de quem a veste. A parte traseira da peça é composta por tecido tafetá verde. A algibeira é ainda bordada na frente com fio de lã amarelo, azul e rosa.
Proveniência: Miranda do Douro

 
 
Datação: XX d.C.
Matéria: Algodão e pano linho.
Dimensões (cm): altura: 27; largura: 18;
Descrição: Algibeira, tipo de bolsa, de formato trapezoidal arredondada na parte inferior, em algodão azul. A meio do topo superior tem uma abertura formando um losango em pano linho. O losango é contornado por uma fita de algodão preto e rosa, a algibeira é contornada por uma fita vermelha, cujas pontas pretas são utilizadas para prender a peça à volta da cintura de quem a veste. A parte traseira da peça é composta por tecido de pano linho. A algibeira tem ainda aplicada uma renda contornando o losango.
Proveniência: Doação da artesã Adília Rosa Moreno

 
 
Outros artigos relacionados:
AS ALGIBEIRAS NO TRAJE POPULAR I– MINHO
Algibeira - Minho

Sem comentários: