terça-feira, janeiro 23, 2007

Samarra

A Samarra é um abafo masculino oriundo do Ribatejo ao longo dos anos difundiu-se às regiões vizinhas da Estremadura e Alentejo, posteriormente, a todo o país, do Algarve a Trás-os-Montes.
Este casaco, executado em fazenda de lã cinzenta, castanha, azul-escura ou preta, de decote redondo, aperta à frente com carcela e 5 botões de massa, os bolsos são embutidos na vertical ou diagonal, as mangas são compridas com aplicação de botões ou com virola.
É forrado cetim acolchoado.
A gola é forrada de pele de raposa, inicialmente, esta pele provinha de um troféu de caça, com a sua expansão e por uma questão de preço, passaram também a serem guarnecidas com pele de borrego.

8 comentários:

  1. Bom dia,
    Estou a procurar um site web português para comprar uma samarra alentejana (modelo homen, cinzento, gola de raposa, medida 50).
    Obrigado
    telmo141
    rouxfr@club.fr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma samarra portuguesa genuína, comprada em portugal em 1980,pele de raposa com forro de pele de ovelha ,quero 500 euros .

      Eliminar
  2. www.meiritex.com.pt
    Venda de capotes, samarras, capas, etc... Visite a página!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma samarra genoina em excelente estado comprada em portugal em 1980 pele de raposa na gola com forração de pele de ovelha quero saber o preço que vale.

      Eliminar
  3. Desde já parabéns pelo blog! Fonte importante de informação para quem quer aprender mais sobre o trajar português.
    Sei que no Minho também era uso a samarra, mais concretamente no Alto Minho interior. Tinha a samarra as mesmas características que a apresentada na imagem? Hoje em dia é muito complicado encontrar peças de roupa como esta...
    Obrigada

    ResponderEliminar
  4. A Samarra presente na imagem e tal como é referido (e bem) no texto informativo, faz parte do traje típico Ribatejano.

    ResponderEliminar
  5. Nao existe samarra Alentejana...

    A Samarra e do Ribatejo.


    Gracias

    ResponderEliminar
  6. Caro Luis David
    A Samarra era usada um pouco por todo o país. Não se pode dizer que era desta ou daquela região.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar