terça-feira, março 05, 2013

Museu Nacional de Etnologia - Galerias da Vida Rural


Situado numa zona privilegiada da capital, no Restelo, o Museu Nacional de Etnologia possui uma das mais magníficas e completas coleções dedicadas ao mundo rural, merecendo a visita de todos os que por estas matérias têm interesse. As Galerias da Vida Rural são um espaço dedicado às coleções ilustrativas dos temas da agricultura, pastoreio, tecnologias tradicionais e equipamento doméstico na sociedade rural em Portugal.
Testemunhos materiais de modos de vida evanescentes ou, em muitos casos, já desaparecidos no momento da sua recolha, a maior parte dos objetos apresentados nestas Galerias foi reunida sobretudo entre as décadas de 1960 e 1970, por Ernesto Veiga de Oliveira e Benjamim Pereira, elementos da equipa que está na origem do Museu Nacional de Etnologia e que com Jorge Dias e Fernando Galhano havia iniciado em finais da década de 1940 o seu percurso de investigação. Esta foi conduzida de acordo com um projeto inovador que consistiu em levantamentos e recolhas sistemáticas, extensivos a todo o território continental e ilhas, prestando particular atenção à identificação e estudo das técnicas e tecnologias tradicionais do mundo rural, com profunda consciência das mutações que se anteviam. Desta sólida investigação veio a resultar um conjunto de estudos monográficos, imprescindível para o conhecimento e a devida contextualização destas coleções, mas igualmente importante para a compreensão do desenvolvimento da Antropologia em Portugal.

Na organização das coleções apresentadas cruzam-se dois princípios metodológicos. Em primeiro lugar, os objetos encontram-se reunidos por conjuntos sistemáticos – transportes, sistemas de atrelagem, alfaia agrícola, abrigos de pastor, tecnologia têxtil, sistemas de moagem e equipamento doméstico, assim evidenciando a multiplicidade de soluções desenvolvidas no quadro da diversidade regional do País. Por outro lado, o percurso pelos vários núcleos sistemáticos que estruturam as Galerias acompanha, em traços gerais, a sequência da produção, transformação, conservação e confeção de bens, designadamente de origem vegetal e animal, de importância central na sociedade rural portuguesa.

Horário de visita
3.ª feira, às 14h30
4.ª feira a Domingo, às 10h30 e às 14h30
Ao Domingo a visita da manhã é gratuita.

Mais informações em: MuseuNacional de Etnologia

Sem comentários:

Enviar um comentário