quinta-feira, junho 18, 2015

TECIDOS MANUFATURADOS EM TEAR CASEIRO DE VIANA DO CASTELO (2)


AVENTAIS

 Imagem 18
Local de Execução: Viana do Castelo / Outeiro
Datação: XIX d.C. - XX d.C.
Matéria: lã, linho
Dimensões (cm): altura: 71; largura: 83;


Imag.18
Descrição: Avental de duas alturas de tecido manufaturado em tear caseiro. A primeira altura é em tecido de lã de cor preta e constitui o cós. Este é formado por se franzir muito intensamente o tecido. A sua orla superior é guarnecida por uma fita de lã da mesma cor, que se lhe sobrepõe e o ultrapassa, caindo livremente. Na segunda altura do avental, o tecido é de urdidura de linho e trama de lã. Está dividida em duas zonas - uma superior e outra inferior - por uma fita de lã de cor preta e, acima dela, por um galão de tom dourado. A zona superior apresenta bandas longitudinais de cor preta alternadas com listas longitudinais de cores: vermelho, preto e branco. Na zona inferior, o tecido também é listado de modo semelhante, sendo que as bandas de cor preta dão lugar a outras com a mesma área, de cor vermelha, fina e muito intensamente listadas a preto. Todas as orlas laterais e inferior do avental são guarnecidas por uma fita de lã de cor preta.

 
Imagem 19
Local de Execução: Viana do Castelo / Perre
Datação: XIX d.C. - XX d.C.
Matéria: algodão, lã
Dimensões (cm): altura: 73; largura: 93;

Imag.19
Descrição: Avental de duas alturas de tecido manufaturado em tear caseiro. A primeira altura é em flanela de lã de cor azul e constitui o cós. Este é formado por se franzir muito intensamente o tecido. Sobreposta à sua orla superior surge uma fita de lã de cor laranja, que se estende para além dos limites do avental, caindo livremente. Na segunda altura do avental, o tecido é manufaturado com urdidura rala de algodão e trama de lã. As suas orlas laterais e inferior são guarnecidas por uma fita de lã de cor verde. Justaposta às orlas laterais surge uma larga banda longitudinal, com fundo de cor vermelha, da qual brotam "levantados", formando uma espécie de motivos fitográficos, de cores: vermelho, preto, branco e rosa. Esta segunda altura está dividida em duas zonas distintas, uma superior e outra inferior. A zona superior apresenta um fundo de cor azul-escura cortado por listas longitudinais de cor vermelha ou largas bandas de "levantados", formando um "ziguezague", de cores: vermelho, rosa, amarelo e preto. Na zona inferior, surgem motivos em "levantados" que se dispõem segundo seis bandas transversais: a primeira é constituída por uma repetição de triângulos de cores: rosa, vermelho, amarelo, verde e branco; a segunda e a última banda apresentam uma alternância entre motivos em estrela e motivos fitográficos semelhantes a uma flor de cores: rosa, amarelo, branco, preto e vermelho; a terceira e a quinta banda apresentam uma repetição de motivos cordiformes de cor branca ou amarela; por último, a quarta banda apresenta a repetição de motivos semelhantes a uma lira de cores: vermelho, branco, verde, rosa e preto.

 
Imagem 20
Local de Execução: Viana do Castelo / Meadela
Datação: XIX d.C. - XX d.C.
Matéria: lã
Dimensões (cm): altura: 67; largura: 86;

Imag.20
Descrição: Avental de duas alturas, em tecido de lã manufaturado em tear caseiro. A primeira altura é em flanela de lã de cor vermelha, e constitui o cós. Este é formado por se franzir muito intensamente o tecido. Sobreposta à sua extremidade superior surge uma fita de lã de cor rosa, que se estende para além dos limites laterais, caindo livremente. Na segunda altura, as orlas laterais e inferior são debruadas por uma fita de lã de cor verde. Justaposta a ambas as orlas laterais, surge uma banda longitudinal de "levantados" de cores: vermelho e preto, formando retângulos e motivos em "X". A segunda altura do avental está dividida, transversalmente, em duas zonas - uma superior e uma inferior - por uma fita de lã de cor rosa e, acima desta, por um galão em "ziguezague" de cor branca. Na zona superior, o fundo, de cor preta, é cortado por listas de cores: preto e vermelho, ou por bandas de cor vermelha preenchidas por "levantados" de cores: preto e vermelho, formando motivos geométricos. Na zona inferior, os "levantados" dispõem-se segundo seis bandas transversais: a primeira consiste num "ziguezague" de cores: preto e vermelho; a segunda apresenta a alternância de motivos fitomórficos de cores: preto, vermelho e branco, com motivos em "X" de cor preta; a terceira banda apresenta estilizações de cálices de cores: preto e vermelho, para os quais estão viradas duas aves de cor branca; a quarta banda apresenta a repetição de um vaso, de cor preta ou vermelha, semelhante a uma lira, do qual brotam flores da mesma cor ou de cor branca; a quinta banda é semelhante à terceira e, por último, a sexta banda é semelhante à segunda.

 
Imagem 21
Local de Execução: Viana do Castelo / Outeiro
Datação: XIX d.C. - XX d.C.
Matéria: algodão, lã
Dimensões (cm): altura: 71; largura: 89;

Imag.21
Descrição: Avental de duas alturas de tecido manufaturado em tear caseiro. A primeira altura é em flanela de lã de cor vermelha e constitui o cós. Este é formado por se franzir muito intensamente o tecido. À sua orla superior está sobreposta uma fita de lã de cor azul, que se prolonga para além dos limites do avental, caindo livremente. A sua extremidade inferior é adornada por uma lista transversal de bordados a fio de lã, formando motivos geométricos de cor amarela ou branca, e, em ambas as extremidades, por uma espécie de cálice de cores: amarelo e verde. A segunda altura é manufaturada com urdidura de algodão oculta e trama de lã. As suas orlas laterais e inferior são debruadas por uma fita de lã de cor verde. Esta altura está dividida em duas zonas, uma superior e outra inferior, por uma basta, adornada, transversalmente, por um "ziguezague" bordado a fio de lã de cor amarela e, acima deste, por uma espécie de motivos em espiga de cor branca. Na zona superior, o fundo de cor vermelha é cortado, longitudinalmente, por listas de "levantados", que formam motivos geométricos de cores: lilás, vermelho, branco, amarelo, azul, rosa e verde. A zona inferior é completamente preenchida por "levantados" dispostos segundo oito bandas transversais. A primeira banda é constituída por um "ziguezague" de cores: amarelo e vermelho, intercalado por motivos de cor rosa. A segunda, quarta, sexta e oitava bandas, semelhantes, são constituídas por pequenos espaços quadrangulares de cores: amarelo, vermelho, branco, verde, laranja, lilás ou azul, no seio dos quais surge uma espécie de "8" nas mesmas cores mencionadas, mas sempre diferente da do fundo. A terceira, quinta e sétima bandas são constituídas por uma espécie de lista de losangos justapostos, em todas as cores referidas atrás.

 
Imagem 22
Local de Execução: Viana do Castelo / Outeiro
Datação: XIX d.C. - XX d.C.
Matéria: algodão, lã
Dimensões (cm): altura: 70; largura: 79;


Imag.22
Descrição: Avental de duas alturas de tecido manufaturado em tear caseiro. A primeira altura é em escocês de lã, com fundo de cor azul cortado por um axadrezado de cor vermelha, e constitui o cós. Este é formado por se franzir muito intensamente o tecido. Sobreposta à sua orla superior está uma fita do mesmo material, que se prolonga para além dos limites do avental, caindo livremente. A segunda altura é manufaturada com urdidura rala de algodão e trama de lã. As suas orlas laterais e inferior são debruadas por uma fita de lã de cor verde. Justaposta a esta fita, em ambas arestas laterais, surge uma larga banda de cor vermelha de onde brotam motivos em "levantados" de cores: rosa e amarelo, semelhantes a losangos. Esta segunda altura do avental está dividida em duas zonas, uma superior e outra inferior, por uma basta, que é debruada por uma fita de lã de cor rosa e adornada por uma outra de cor branca, cosida de modo a formar folhos. Na zona superior, o tecido é de fundo de cor preta cortado por finas listas longitudinais de cor vermelha ou branca, ou por largas listas de cores: vermelho, preto e branco. A zona inferior apresenta motivos em "levantados", que se dispõem segundo sete bandas transversais: a primeira é constituída por um "ziguezague" de cores: verde e branco, com pequenos apontamentos de cores: rosa e amarelo; a segunda e a sexta banda são semelhantes: apresentam uma repetição de espaços retangulares de cor vermelha ou preta, cortados por um reticulado diagonal da mesma cor; a terceira e a quinta banda são semelhantes: apresentam uma repetição de motivos em losango, de cor verde ou amarela, para os quais estão viradas duas aves de cor amarela, rosa ou verde; a quarta banda apresenta motivos em estrela de cor rosa alternados com motivos em losango de cores: branco e verde ou branco e rosa; por último, a sétima banda é constituída por uma sucessão de triângulos de cor rosa, verde, branca ou amarela.

 
Imagem 23
Local de Execução: Viana do Castelo / Outeiro
Datação: XIX d.C. - XX d.C.
Matéria: algodão, lã
Dimensões (cm): altura: 73; largura: 87;

Imag.23
Descrição: Avental de duas alturas de tecido manufaturado em tear caseiro. A primeira altura é em tecido de lã, com um fundo de cor castanha cortado por um axadrezado de cores: azul-escuro e vermelho, e constitui o cós. Este é formado por se franzir muito intensamente o tecido. Sobreposta à sua orla superior surge uma fita de lã de cor castanha, que se estende para além dos limites do avental, caindo livremente. Na segunda altura do avental, o tecido é manufaturado com urdidura oculta de algodão e trama de lã. As suas orlas laterais e inferior são debruadas por uma fita de lã de cor verde. Esta altura é dividida em duas zonas, uma superior e outra inferior, por uma basta, também debruada a fita de lã de cor verde. Na zona superior, surgem listas longitudinais de cores: preto e castanho, preto e vermelho ou preto e branco. Na zona inferior, o fundo do tecido é semelhante ao anterior. Apresenta, no entanto, motivos formados por "levantados" dispostos segundo oito bandas transversais: a primeira é composta por um "ziguezague" de cores: amarelo, rosa, verde e branco; as restantes sete são compostas por quadrados, formados por "levantados" de cor vermelha ou preta, intercalados com pequenos motivos em losango de cores: branco, amarelo ou rosa.

Imagem 24
Local de Execução: Viana do Castelo / Meadela
Datação: XIX d.C. - XX d.C.
Matéria: algodão, lã
Dimensões (cm): altura: 66; largura: 87;

Imag.24
Descrição: Avental de duas alturas de tecido manufaturado em tear caseiro. A primeira altura é em flanela de lã de cor vermelha e constitui o cós. Este é formado por se franzir muito intensamente o tecido. Sobreposta à sua orla superior surge uma fita de lã de cor rosa, que se prolonga para além dos limites do avental, caindo livremente. A segunda altura é manufaturada com urdidura rala de algodão (?) e trama de lã. A percorrer, longitudinalmente, ambas as orlas laterais do avental surge uma larga banda, semeada, regularmente, por motivos semelhantes a um cálice de cores: preto, rosa e amarelo. Esta segunda altura está dividida em duas zonas, uma superior e outra inferior. Na zona superior, o fundo de cor vermelha é cortado por listas longitudinais de cor preta e por bandas de "levantados", formando motivos geométricos de cores: verde e vermelho. Na zona inferior, surgem motivos constituídos por "levantados", agrupados em seis bandas transversais: a primeira é constituída por uma sucessão de triângulos de cores: rosa, branco, verde, amarelo e vermelho; a segunda e a sexta banda são constituídas por motivos poliédricos de cor preta ou vermelha, alternados com motivos em cruz de cores: rosa e amarelo ou amarelo e verde; a terceira e a quinta banda são constituídas, ora por um motivo semelhante a um vaso de cor branca, ora por um conjunto formado por duas aves de cor rosa, voltadas para dois corações de cor verde, fechados por uma chave de cor amarela; por último, a quarta banda é constituída por um reticulado diagonal de cor vermelha alternado com uma espécie de estilização de "alminhas" de cor amarela.

Sem comentários: