quinta-feira, dezembro 28, 2017

CONVERSAS NO MUSEU – “Vestir por fora, vestir por dentro”


O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia tem por vocação propiciar localmente o acesso à informação e à construção do conhecimento, Sensível aos estímulos da população maiata e à diversidade cultural.

 O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia e, a sua vertente etnográfica e etnológica, estão vocacionados para a investigação e divulgação dos aspetos referentes à vida rural do concelho da Maia e, na sua vertente histórica, Investigar e divulgar a vivência das suas gentes num espaço territorial que é a “Terra da Maia”, a sua antiguidade como unidade sócio cultural e geográfica.

 Assim sendo, com estas “Conversas no Museu”, pretende-se dar continuidade ao que vem sendo feito, com amostragem das tipologias existentes no TRAJE – “Vestir por fora, vestir por dentro”, conservação preventiva e acondicionamento dos Bens Culturais em análise, assim como a tipologia de tecidos existentes na época (séc. XIX e meados do séc. XX), permitindo desta forma o alargar do conhecimento a todos quantos queiram apreender.

 Contamos com a presença de 3 estudiosos da área das Ciências Sociais e da História, para troca de conhecimentos adquiridos, de forma a contribuírem para o melhor entendimento sobre o passado em comunhão com o presente, e o respeito pelos ensinamentos que nos legaram de geração em geração, sobre a presença de um Povo, nesta imensa que é a Terra da Maia.

 

CONVERSAS NO MUSEU – “Vestir por fora, vestir por dentro”

Sábado, 27 de janeiro, pelas 14h30

Oradores:

Dr. Daniel Café.

 Dr. Ludgero Marques

Arq.º Gil Raro


Quinta da Gruta/Museu de História e Etnologia da Terra da Maia

Centro Histórico do Castêlo da Maia

Entrada livre
 

Sem comentários: