Lavradeira Rica
Este traje do final do sec.XIX, é composto por casaquinha curta, preta de tecido de seda lavrada, decote redondo deixando ver o folho branco que guarnece o cós da camisa. A frente é abotoada e decorada com fitas de seda franzidas e orla rematada com folho de renda ou seda. As mangas são compridas deixando ver junto aos punhos o folho da camisa.
A saia é de tecido idêntico ao da casaquinha, franzida na cintura, decorada com aplicação de galão preto e fita de cetim na extremidade.
Na cabeça usa um chapéu de feltro preto, com abas de veludo acompanhando a copa e bordada com motivos florais policromados. Podia ainda usar um chapéu de plumas ou uma “chapelinha de pêlo de cartola”, com a aba ondulante, profusamente decorada com fitas de seda, flores e aplicações de metal. Esta chapelinhas colocam-se sobre a cabeça por cima de um lenço de renda branca, deixando as pontas cair livremente nas costas.
O peito é ornamentado com cordões e diversas peças em ouro, usando nas orelhas brincos barrocos.
Nas mãos segura uma bolsa de seda bordada. Calça meias brancas rendadas e chinelas pretas.
Traje Masculino
Neste traje tem especial destaque o colete bordado pelas mulheres. Cada uma conforme as suas posses e conhecimentos destes lavores, esmerava-se na sua composição e na selecção dos pontos a aplicar. Os homens exibiam com vaidade e orgulho estas peças únicas e especificas de Paços de Brandão, para celebrar ocasiões especiais.
Além destes coletes os homens usavam camisa de algodão branco com colarinho de pontas arredondadas, ajustando com fita estreita de cetim, peitinho decorado com nervuras, abotoada na carcela. O colete é de tecido preto de rebuço e bolsos. As calças são de tecido de lã preta, aconchegadas na cintura por uma faixa de lã vermelha. Na cabeça, chapéu de feltro preto, de copa direita e aba larga. Calça botinas de pele preta.
Este traje do final do sec.XIX, é composto por casaquinha curta, preta de tecido de seda lavrada, decote redondo deixando ver o folho branco que guarnece o cós da camisa. A frente é abotoada e decorada com fitas de seda franzidas e orla rematada com folho de renda ou seda. As mangas são compridas deixando ver junto aos punhos o folho da camisa.
A saia é de tecido idêntico ao da casaquinha, franzida na cintura, decorada com aplicação de galão preto e fita de cetim na extremidade.
Na cabeça usa um chapéu de feltro preto, com abas de veludo acompanhando a copa e bordada com motivos florais policromados. Podia ainda usar um chapéu de plumas ou uma “chapelinha de pêlo de cartola”, com a aba ondulante, profusamente decorada com fitas de seda, flores e aplicações de metal. Esta chapelinhas colocam-se sobre a cabeça por cima de um lenço de renda branca, deixando as pontas cair livremente nas costas.
O peito é ornamentado com cordões e diversas peças em ouro, usando nas orelhas brincos barrocos.
Nas mãos segura uma bolsa de seda bordada. Calça meias brancas rendadas e chinelas pretas.
Traje Masculino
Neste traje tem especial destaque o colete bordado pelas mulheres. Cada uma conforme as suas posses e conhecimentos destes lavores, esmerava-se na sua composição e na selecção dos pontos a aplicar. Os homens exibiam com vaidade e orgulho estas peças únicas e especificas de Paços de Brandão, para celebrar ocasiões especiais.
Além destes coletes os homens usavam camisa de algodão branco com colarinho de pontas arredondadas, ajustando com fita estreita de cetim, peitinho decorado com nervuras, abotoada na carcela. O colete é de tecido preto de rebuço e bolsos. As calças são de tecido de lã preta, aconchegadas na cintura por uma faixa de lã vermelha. Na cabeça, chapéu de feltro preto, de copa direita e aba larga. Calça botinas de pele preta.
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