domingo, março 23, 2014

Traje de Saloia - a carapuça - finais sec.XVIII/início sec.XIX

Na região saloia, existiu uma peça da indumentária feminina cuja reminiscência só nos chega através de vários relatos e imagens pictóricas de viajantes portugueses e estrangeiros que debandaram estas bandas, a “carapuça”, pois, ao que tudo indica, não terá subsistido qualquer exemplar até aos nossos dias.

Guilherme Felgueiras descreve a saloia dos finais sec. XVIII/início sec. XIX da seguinte forma:
Entre 1790 e 1826 era ver a saloia pelas ruas de Lisboa vendendo queijos, ovos, galinhas e primores dos hortejos e pomares. Veste saia de seriguilha, pouco rodada e curta, de cor fulva (cor avermelhada/mogno) e barra escarlate, que sofraldava em refegos e arrepenhos para melhor se acomodar nos albardões dos pacientes jumentos que a conduzia até à cidade.

Cingida ao corpo, a modelar-lhe o busto e a soerguer-lhe os seios firmes, a vasquinha, de tons flamantes, púrpura ou alaranjado, com bandas de cetim azul-pavão, toda fechada até ao pescoço; mangas terminando a 2/3 do braço, botões nos punhos e peito.

De inverno usa mantéu de baetão verde, de rebuço e sem pregas, tendo como atavio o debrum carmesim. Calça botas de cano alto, de cabedal escuro, ou de coiro atanado, grosseiro e crespo.

Saloios na Estrada - Alfredo Roque Gameiro

Mas o mais bizarro deste trajo era a “carapuça”. Espécie de gorra alta, afunilada, ligeiramente recurva para diante e adornada na frente com tecido de cor garrida. Era calcada com um lenço branco, por sua vez sobreposto por um outro lenço de cabeça. A saloia aconchegava-o à cara, apertando-o a meio, dobrava-o na diagonal e atava-o graciosamente sob o queixo, em duas laçadas pendentes.


Fonte: Guilherme Felgueiras – Dois originais complementos do trajo saloio oitocentista (A “carapuça” da aldeã e a “cartola” do campesino) – Colóquio  sobre Folclore, Lisboa, 1978.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa Tarde Sr. Carlos Cardoso.

Gostei muito deste artigo. Será possivél indicar a fonte da imagem: Saloios na Estrada - Alfredo Roque Gameiro?

Gostaria de ter esta imagem, pois sou antropólogo e tenho interesse especial nesta area.

Cordialmente
Augusto Cordeiro