quinta-feira, agosto 07, 2008

Renascer das Cinzas

Após 12 anos de inactividade o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Cano, Sousel, renasceu das cinzas, tendo já efectuado duas apresentações na sua terra, uma delas incluída no XXVIIIº Festival Internacional de Folclore de Sousel, no passado dia 2 de Agosto.
Não sendo canense de nascença, sou-o por afinidade e sentimento, confesso que foi com lágrimas nos olhos, tal como centenas de pessoas presentes, que presenciei a actuação daqueles homens e mulheres, que com coragem e determinação fizeram ressurgir das cinzas o Rancho de Cano. E se a idade se notava em alguns cabelos brancos, nas pernas e na vitalidade das danças pareciam ainda uns meninos.
Cantaram-se e dançaram-se as "saias", as “mazurcas” e o "jogo do pau" e o público cantarolava em uníssono cada número, tal era a memória e a saudade.
Apesar dos seus 75 anos, João Leão, há muito ensaiador e impulsionador deste grupo, mantém uma voz ainda jovial acompanhando o acordeão do amigo Calado.
Eis uma flor dos prados alentejanos que viu chegar a Primavera em época estival, desabrochando linda e viçosa. Agora, só precisa que a tratem com carinho, que a reguem, para que as suas raízes se fortaleçam e que ela possa crescer.
Bem hajam! Cuidem bem dessa flor.

terça-feira, agosto 05, 2008

Grupo Folclorico Casa de Portugal de São Paulo visita Oeiras

O Grupo Folclorico Casa de Portugal de São Paulo está de visita ao nosso país e actua hoje, dia 5 de Agosto de 2008, pelas 21:30 horas, no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide (Oeiras).
Lá estarei para lhes dar as boas vindas.