sexta-feira, agosto 04, 2006

Os Saloios

O termo “saloio”, em português corrente, significa homem rústico, pouco esperto, manhoso e aldeão em sentido pejorativo. No entanto, este termo era aplicado aos habitantes dos arredores de Lisboa, dedicando-se à horticultura cujos produtos iam vender à cidade. São estes saloios que alimentam Lisboa.

A saloia trabalhava quintas, quer no trabalho agrícola, servindo nas casas abastadas ou como lavadeira, nas ribeiras de águas límpidas da região. Esta era a sua função mais conhecida, já que era muito vista em Lisboa trazendo e levando a trouxa de roupa ás freguesas da burguesia.
A mulher saloia vestia de algodão, usando saia comprida, blusa e avental. Denota-se a algibeira, atada à cinta, e o lenço na cabeça.
Podia calçar botinas ou sapatos de carneira.
Para se deslocar a Lisboa, usava uma saia mais nova, de melhor aparência, sobre a outra de uso diário, que no trajecto era dobrada e presa à cintura para que não se estragasse.


O traje saloio corresponde ao de um moço de estrebaria, com a função de cocheiro da família abastada.
Traja calça e colete de cotim com corte simples, camisa de algodão branca e faixa preta. Acompanha esta indumentária uma ampla camisa de algodão estampada de azul e branco, denominada “guarda-pó”, vestida como resguardo para proteger o fato quando trata dos cavalos ou burros.

1 comentário:

Lucy Pearl disse...

Olá, fiquei muito fascinada com o estudo realizado, e devo agradecer esta entrada no blog em especial, por me encontrar a fazer um trabalho sobre as tradições populares da região de Seixal, que não encontrei mais nada na internet. Penso que este povo Saloio se refere igualmente a esta região da margem sul do tejo, já que o traje se assemelha bastante ao do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Corroios. Como não me foi possível ter com esta associação mais detalhes relativamente ao traje popular, penso que este site foi de grande ajuda, e espero não estar enganada quanto a descrever o traje da região de Seixal e Almada como semelhante ao traje saloio.
Se fosse possível seria óptimo que me pudesse divulgar mais informações e fotos relativamente ao traje desta região, se tal não for muito incómodo
Com os melhores cumprimentos, e desejos de continuação do bom trabalho
Lucila Pereira