terça-feira, janeiro 15, 2008

Trajo de Lavradeira Rica – Douro Litoral

As romarias eram, e ainda são, o local tradicional para o convívio e o encontro social, propicio ao cruzamento dos mais diversos estratos sociais em torno de uma devoção religiosa comum. Eram o evento ideal para cada romeiro exibir o seu melhor trajo, rico nos pormenores, revelador da sua condição social e das suas origens rurais ou citadinas.
No caso da lavradeira rica do Douro Litoral, poderá parecer que o seu trajo tem um papel secundário. O preto serve de fundo aos adornos de ouro e que são o símbolo da sua riqueza e estatuto social.
Este trajo é composto por camisa de algodão completamente oculta, excepto os folhos espreitando no decote e nos punhos. Casaquinha de seda lavrada (preta), cingida ao corpo formando uma aba de renda plissada, guarnecida com franzidos e galões (provavelmente, também vidrilhos), ajustada na frente com botões. Mangas compridas com decorações idênticas nos punhos. Saia de tecido idêntico ao da casaquinha, com ampla roda, pregueada na cintura e decorada na orla com um tecido diferente, presumivelmente veludo. Calça meias brancas e chinelas de verniz pretas. Na cabeça, lenço de seda e chapelinho ornado com plumas.
Do conjunto, destacam-se as peças de ouro típico da região, sobretudo, pela sua dimensão, uma cruz de malta presa a um cordão de três voltas.
Imagem: Revista “Ilustração”, nº 110, 1930-39
Artigos relacionados:
Filigrana - Douro litoral

2 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais as minhas desculpas por escrever dentro de um post desadequado para o tema, no entanto tentei encontrar o seu email no blog e não obtive sucesso.
Encontro-me a desenvolver actividades em escolas primárias sobre o tema "cidadania" e lembrei-me que poderia apresentar os trajes populares das províncias de Portugal. Infelizmente após alguma procura não tenho obtido grande sucesso. O ideal seria mesmo em desenho e não fotografia, lembrei-me se me poderia dar alguma indicação de onde encontrar este tipo de informação, uma vez que me parece estar amplamente dentro do tema.
Desde já os melhores cumprimentos e obrigado pela atenção
Hugo Jorge.
Aqui lhe deixo o meu contacto bioguito @ hotmail.com

Anónimo disse...

Talvez se colocasse no google : desenhos de trajes, talvez tenha mais progressos.

eu tb kero encontrar uns trajes caracteristicos da regiao do douro lioral.

espero k tenha sucesso, assim como eu estou a ter em encontrar uns trajes sobre esta regiao.