quarta-feira, março 18, 2015

EMBAIXADA DE BONECOS

A partir de 1935 Thomaz de Mello e Dalila Braga criaram uma coleção impar de modelos de bonecos envergando os fatos tradicionais portugueses.

Thomaz de Mello
Coube a Thomaz de Mello a conceção da estrutura e modelação das cabeças e Dalila Braga a confeção dos traje e acessórios, sob a orientação de Francisco Laje, que seria o primeiro diretor do Museu de Arte Popular.
A coleção esteve patente na Sala de Arte Popular do pavilhão de português na Exposição Internacional de Paris em 1937 e foi incorporada no Museu de Arte Popular em 1958.
 
Exposição Internacional de Paris
Na sua modelagem e confeção dos 82 modelos existentes foram utilizados materiais como a pasta de papel, crina, chumbo, lã, algodão, seda, linho, vidrilho, pele, couro, madeira, etc., possuindo uma altura entre os 53 e os 60 cm, podendo alcançar os 70 cm com os acessórios colocados à cabeça.
A beleza destas miniaturas reside sobretudo no pormenor dos trajes, aplicado a todos os elementos que o compõem e onde não faltam os adornos em ouro ou os utensílios que caracterizam a personagem.

Dalila Braga
Deixo aqui imagens de alguns exemplares.
 























































1 comentário:

Anónimo disse...

Alguns destes trajes foram feitos no Porto pele senhora Dona Eugenia Farme Mourão, conforme me foi dito pela própria e pelo pintor Carlos Carneiro.