segunda-feira, novembro 12, 2007

Trajo de Sega ou Ceifa – Refugio – Beira Baixa

Sendo trajes de trabalho estão adaptados às tarefas a que se destinam, práticos, simples e confortáveis.
O trajo masculino é composto por camisa de riscado, com cós e peitilho aberto sobre o peito, manga comprida arregaçada. Calça de cotim azul-escuro e ceroulas de riscado azul-claro, ajustadas nos tornozelos com nastros. Na cabeça, lenço tabaqueiro de algodão vermelho, com pontas laterais sobre as abas do chapéu de feltro preto. Botas de bezerro. Transporta uma manta de retalhos e uma foice.
O traje feminino é constituído por blusa de algodão estampada, gola de bico, ajustada na frente com botões, manga comprida com punho.
Saiote de lã vermelho, debruado com fita preta, resguardado na frente por amplo avental de riscado, com bolso de chapa e refegos na orla. Algibeira de tecido estampado e chave suspensa na cintura. Calça meias de algodão e sapatos de ourelo.
Referência Bibliográfica: O Trajo Regional em Portugal, Tomaz Ribas, Difel, 2004
Artigos relacionados: Beira-Baixa

8 comentários:

Joana. disse...

Boa tarde. Estou a fazer um trabalho para a escola, relacionado com os trajes tipicos portugueses. Gostaria de perguntar se não me poderia facilitar material que contasse a história dos costumes, de onde veio, qual o seu significado, etc. Obviamente todos os créditos lhe serão dirigidos

obrigada

Anónimo disse...

ola ola
espero que nao te importes... mas vou utilizar algum do teu texto =)
so queria-te dizer que tem aqui um blog mt bom... se algum dia acabares de aqui escrever nao feixes o blog pois dara muito jeito a muita gente ;)
cumprimentos

Carlos Cardoso disse...

Obrigado pelos vossos comentários.
A Joana ou qualquer outra pessoa, podem contactar-me através do e-mail c.alvescardoso@gmail.com

Atenciosamente
Carlos cardoso

Anónimo disse...

Resido em Santos/SP, no Brasil, e gostaria de saber se conhecem algum site na Internet que realize vendas de trajes típicos da PRAIA DA NAZARÉ.
Antecipadamente grata, desejo um Feliz Natal e próspero Ano Novo.
Solange Fatima

Anónimo disse...

ola estou a fazer um trabalho para educação musical sobre a beira baixa acha que me pode ajudar?????

Carlos Cardoso disse...

Caro Anónimo
Lamento não poder ajudar, pois não possuo registos musicais.

Anónimo disse...

BOAS! eu estou a fazer um trabalho para a escola e preciso de algumas informações para completar o meu trabalho... resume-se nos trajes da beira baixa e gostava de ter boa nota ...espero que alguém que tenha mais conhecimentos que eu sobre os trajes tipicos da beira baixa gostava que me dessem uma mãozinha


agradeço

Anónimo disse...

Hola Desde ARgentina ; quisiera saber quien me pude dar descripciones de un traje de fiesta de la zona de beira Baixa .- de ya Gracias Ana MAria