terça-feira, janeiro 23, 2007

Samarra

A Samarra é um abafo masculino oriundo do Ribatejo ao longo dos anos difundiu-se às regiões vizinhas da Estremadura e Alentejo, posteriormente, a todo o país, do Algarve a Trás-os-Montes.
Este casaco, executado em fazenda de lã cinzenta, castanha, azul-escura ou preta, de decote redondo, aperta à frente com carcela e 5 botões de massa, os bolsos são embutidos na vertical ou diagonal, as mangas são compridas com aplicação de botões ou com virola.
É forrado cetim acolchoado.
A gola é forrada de pele de raposa, inicialmente, esta pele provinha de um troféu de caça, com a sua expansão e por uma questão de preço, passaram também a serem guarnecidas com pele de borrego.

8 comentários:

telmo141 disse...

Bom dia,
Estou a procurar um site web português para comprar uma samarra alentejana (modelo homen, cinzento, gola de raposa, medida 50).
Obrigado
telmo141
rouxfr@club.fr

Anónimo disse...

www.meiritex.com.pt
Venda de capotes, samarras, capas, etc... Visite a página!!

cb disse...

Desde já parabéns pelo blog! Fonte importante de informação para quem quer aprender mais sobre o trajar português.
Sei que no Minho também era uso a samarra, mais concretamente no Alto Minho interior. Tinha a samarra as mesmas características que a apresentada na imagem? Hoje em dia é muito complicado encontrar peças de roupa como esta...
Obrigada

Anónimo disse...

A Samarra presente na imagem e tal como é referido (e bem) no texto informativo, faz parte do traje típico Ribatejano.

Unknown disse...

Nao existe samarra Alentejana...

A Samarra e do Ribatejo.


Gracias

Carlos Cardoso disse...

Caro Luis David
A Samarra era usada um pouco por todo o país. Não se pode dizer que era desta ou daquela região.
Cumprimentos

Unknown disse...

Tenho uma samarra portuguesa genuína, comprada em portugal em 1980,pele de raposa com forro de pele de ovelha ,quero 500 euros .

Unknown disse...

Tenho uma samarra genoina em excelente estado comprada em portugal em 1980 pele de raposa na gola com forração de pele de ovelha quero saber o preço que vale.