segunda-feira, dezembro 17, 2007

Revisitar os Trajes Regionais de Portugal

Esta é uma notícia que já não é nova, mas como há sempre alguém que não sabe pareceu-me importante divulgar.

O Clube do Coleccionador dos Correios lançou o livro - “Trajes Regionais, Gosto Popular, Cores e Formas” – assente na investigação da autora, Cristina L. Duarte, acerca da imensa variedade e riqueza de formas, cores e ornamentos dos trajes regionais portugueses.

Está à venda na Estações dos Correios ou pela net, custa 40€, e vem acompanhado da colecção de selos sobre o mesmo tema.

Pode ficar a saber mais em:
http://www.inteirospostais.com/revisitarostrajesregionaisdeportugal.pdf

Eis uma boa sugestão para uma prenda de Natal.

4 comentários:

Anónimo disse...

Resido em Santos/SP, no Brasil, e gostaria de saber se conhecem algum site na Internet que realize vendas de trajes típicos da PRAIA DA NAZARÉ.
Antecipadamente grata, desejo um Feliz Natal e próspero Ano Novo.
Solange Fatima

Carlos Cardoso disse...

Olá Solange
Obrigado pela sua mensagem.
A Casa Brincheiro vende trajes regionais portugueses para todo o mundo. Pode consultar em http://www.casabrincheiro.com/

Felicidades e um Feliz natal

Anónimo disse...

ou nao!!!!
eu fui umas das pessoas k comprou esse livro e fikei bastante desiludida!!!!
para alem de ter fotografias k nao representao mto bem o k e o folclore ( como e o caso de uma foto de uma lavradeira do minho k traz uma garrafa de plastico na mao) tb nao representa todas as regioes.
Eu pertenço a regiao do douro litoral e fikei bastante triste kuando vi k este nao tinha nada sobre esta zona. Uma zona k e bastante rica!

Carlos Cardoso disse...

Olá Lucia
De facto ésta não é uma obra de referência para quem estuda etnografia, mas para quem começa não é muito má. Seria um livro interessante para as bibliotecas escolares. Em termos de pesquisa não acrescenta nada. As imagens são de uma exposição que se realizou no Museu do Traje e da Moda em Lisboa na decada de 90, cujo catálogo é excelente, e pouco mais. Mas também temos de pensar que os CTT não são propriamente uma editora com objectivos cientificos, pelo que a qualidade das obras que edita é, sobretudo, de imagem.
Mas quem quiser pode deslocar-se a uma Estação dos Corrios e pedir o livro para consultar antes de comprar.