segunda-feira, maio 05, 2008

Traje de Trabalho Rural - Vila Verde - Baixo Minho

O Grupo Folclórico de Vila Verde foi fundado em 1958 com o intuito de divulgar e preservar as tradições Etno-Folclóricas deste Concelho que representa, constituído por freguesias predominantemente agrícolas.
Os trajes que usa reflectem a realidade socio-económica da Região Baixo-Minhota: aqueles que eram usados na Boda ou em dias de Festa e nas Romarias, para depois ser deixado para a Mortalha; os das Lavradeiras usados nas Feiras e os do dia-a-dia usados no trabalho mais árduo, ou seja, o de Trabalho Rural ou de Uso Comum.
O trajo seguinte é de uso comum no trabalho agrícola, no entanto, a sua beleza é bem visível.
As roupas que o povo usava no dia-a-dia, isto é, para o seu árduo trabalho agrícola eram de uso comum, para todo o serviço, e como tal, as mais velhas, as mais usadas, as mais resistentes e as mais práticas, como a saia simples acompanhada pelo avental, tecido em teares manuais, ou as calças de cotim, as chancas e socos, as blusas ou camisas de linho mais grosseiro e os chapéus de palha para se protegerem do sol ou até mesmo da chuva.

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro Carlos,
Sou professora do ensino Primário Luso-Chinês em Macau. Este mês estamos a preparar a semana Portuguesa, por isso, vou usar grande parte das fotografias que disponibliza no seu blog.
Gostaria apenas de lhe dar os parabéns pelo seu sítio e agradecer porque foi de grande ajuda. Espero que não haja qualquer problema de usar o seu material tanto escrito com fotográfico. Se assim for, porfavor informe-me «comentando o meu comentário»

Carlos Cardoso disse...

Olá Carla
Fico agradecido pelas suas palavras e por saber que o meu trabalho também é apreciado no Oriente.
Não vejo qualquer problema em utilizar as imagens do meu blog, espero que lhe sejam de toda a utilidade.
Atenciosamente
Carlos

Anónimo disse...

Bom dia! Necessitava de imagens de trajes típicos de traz-os-montes e alto Douro. Será que me pode dizer onde encontrar. As imagens deste blog já não estão visiveis :(
Cumprimentos
Sara

Carlos Cardoso disse...

Olá Sara
Se fizeres uma busca no blog, encontras várias referencias a trajos do Alto Douro e Trás-os-montes.
Mas podes consultar o livro "O Trajo Regional em Portugal" de Tomaz Ribas.
Quanto às fotos que desapareceram vou tentar perceber porquê e repor a situação.
Atenciosamente
Carlos Cardoso

Anónimo disse...

Obrigada pela Dica!
Precisava de alugar uma capa de palha (coroça) sabe dizer-me, na zona do porto se existe algum local onde possa fazer isso?
PS - agora as imagens já aparecem!
Sara

Carlos Cardoso disse...

Infelizmente não a posso ajudar.
Mas espero que alguém que veja estes comentários a possa ajudar.

Unknown disse...

Olá! Tudo bem?
Venho por este meio pedir-lhe um favor. Faço parte de um grupo de jovens de Lisboa, integrado no Movimento da Mensagem de Fátima. Fomos desafiados a apresentar no nosso encontro anual nacional o traje domingueiro e o traje de campo da nossa região. Só que estamos fartos de procurar e ainda não percebemos quais serão, visto aparecerem várias opções na net. Caso nos possa ajudar, o nosso mail é mmfsjlisboa@gmail.com.

Parabéns pelo blog e continuação do bom trabalho!!

Ana Simões