quarta-feira, agosto 17, 2011

Trajes de Ponte da Barca - Minho

O Rancho Folclórico das Lavradeiras de Oleiros visa promover e divulgar as tradições, usos, costumes, danças e cantares das gentes de Oleiros que estão inseridas nas Terras da Nóbrega e Ribeira Lima, que os seus antepassados tinham na agricultura e na pirotecnia os seus principais meios de subsistência.
Foi fundado em 1948, tendo efectuado a sua primeira apresentação na Romaria de São Bartolomeu em Ponte da Barca, tendo sido o primeiro Rancho a iniciar a sua actividade no concelho de Ponte da Barca e é um dos mais antigos do distrito de Viana do Castelo.
Deste grupo apresentamos um conjunto de trajos femininos de grande beleza e riqueza etnográfica.



Trajes Ricos, em que cada mulher vestia ao seu gosto. Eram as mulheres ricas ou de dote que os usavam. É um traje predominantemente preto, com vidrilhos, blusa de linho, colete, lenço de tapete e aventais de veludo. Era utilizado para ir à missa, às festas ou romarias.



Traje de Noivos, em que para casar a mulher usava o fato preto sobre o qual exibia grandes cordões de oiro e imensas medalhas. É um traje parecido com o rico apresentado anteriormente, acrescentando-lhe um véu branco, de pontas caídas e um avental de veludo com vidrilhos. O noivo usava casaco de carapinha preto, calça de fazenda preta, colete, camisa de linho, pardejo e chapéu.



Traje de Lavradeira de Feira, que era utilizado pelas senhoras para transportar o balaio à cabeça com os produtos agrícolas para vender na feira. O balaio também era usado para levar as merendas ao campo quando decorriam as beçadas.



Traje domingueiro do São Miguel, que é um traje de saia de ganga, blusa de linho, colete, caputilha, lenço branco bordado feito à mão, avental de linho bordado a lã, meias feitas em crochê e chinelas manufacturadas.



Traje Lavradeira do São Miguel, que é um traje idêntico ao anterior, no entanto a mulher usa piugas.



Traje Domingueiro de Lavradeira, que possui saia em linho, blusa de linho, chinelas manufacturadas meias feitas em crochê, colete e lenço galinheiro.

1 comentário:

Mara Vianna disse...

Adorei encontrar este Blog, quando procurava trajes de Academias de épocas. Obrigda!
Participa do meu Blog:
- http://projetoculturalartecriandosempre.blogspot.com/
Aguardo, abraços, MARA.

x.x.x.x.x.x