Este traje encontra-se representado no Museu de Arte
Popular através de dois modelos de bonecos que integram a coleção elaborada por
Thomaz de Mello e Dalila Braga (ver Embaixada de Bonecos) e retratam uma
ocasião festiva especifica de Vila Chã (Esposende) assinalada pelos chapéus de
palha enfeitados com papel.
Este está associado ao arranque do linho que era
feito em Julho. Grupo de rapazes e raparigas dirigiam-se bem cedo, para os
campos, entoando lindas cantigas. Os seus trajos demonstravam alegria. Chapéus
de abas largas e ornamentados com lindos ramos de flores, oferecidos pelas namoradas,
eram motivo de grandes rivalidades. (in
Vila Chã, Esposende uma Terra Milenar, Manuel Albino Neiva, Vila Chã, 1999, p.
200 e 201.)
Traje
masculino
Trajo festivo composto por camisa branca de estopa
bordada com linho vermelho na frente, bolso e nos punhos, calças também de estopa
de linho de alçapão, decorada com pesponto sobre as costuras laterais; na
cintura faixa preta. Na cabeça amplo chapéu das "arrigas". Calça, tamancos e segura nas mãos um
cavaquinho.
Traje de
lavradeira
Trajo festivo, composto por camisa de linho bordado
no colete, ombreiras frentes e punhos, guarnecidos com renda; colete preto de
rabinhos, bordados a missangas; saia de tecido misto de lã castanha e linho com
pano preto; avental listado de várias cores, decorada com barras de veludo e
bordados a vidrilhos e missangas; faixa preta sobre a anca; na cabeça lenço
estampado sobreposto por chapéu das "arrigas".
Calça meias rendadas e chinelas pretas. Nas orelhas brincos à rainha e no peito
colar de contas e cordão com cruz de Malta, coração duplo e cruz de canovão. No
interior tem saia de baeta vermelha e outra de algodão, culotes e uma camisa
curta. Fato utilizado na zona de Esposende, Vila Chã - Douro Litoral. O modelo
segura na mão uma espadela.
Chapéu das "arrigas"
Copa alta e aba larga levantadas na frente. Todo o
chapéu está revestido com papel de lustro e papel de seda, franjeado e
recortado, tendo na frente aplicado um ripo e uma enxada (miniatura) alusivos
ao trabalho masculino na cultura do linho e no alto, um ramo florido de onde pendem
cigarros oferecidos pela sua conversada. Do topo da copa caem fitas de papel.
No interior do chapéu tem suporte de madeira para expor na vitrine.
Fonte: Museu de Arte Popular
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