terça-feira, julho 22, 2014

COLETE DE RABOS - GUIMARÃES – MINHO


O Colete de rabos, profusamente guarnecido de bordados ao sabor da fantasia da possuidora é extremamente elegante: nas costas não tem mais de uns 10cm de largura, e pelas cavas, fundas, aparecem as ombreiras da camisa, com pregas bordadas a algodão vermelho. Este colete. Muito curto de cinta, termina por seis rabos, dois largos à frente, dois menos largos atrás e entre estes, outros dois estreitos, talvez de um centímetro.

Estas peças pertencentes ao Grupo Folclórico da Corredoura, fundado em 1956 na freguesia de S. Torcato, concelho de Guimarães. Sendo um dos mais antigos agrupamentos etnográficos é representativo de um tipicismo local, e teve desde os primeiros momentos a seu cargo um verdadeiro trabalho de pesquisa e recolha de costumes, tradições e peças de vestuário da sua região.

Colete de «rabos»


Datação: 1901 d.C. - 1925 d.C.
Matéria: Linho; algodão; latão Forro: linho
Técnica: Tafetá Forro: tafetá Bordado com os seguintes pontos: espinha; cheio; margarida; pena simples
Dimensões (cm): altura: 45; largura: 34;
Descrição: Colete de «rabos» em linho branco, bordado a fio de algodão de tom acastanhado com motivos florais e geométricos. Possui três pares de casas para cordão rematadas em latão.  O forro é em linho branco.

 

 
 
 
 
 
 
Colete de «rabos»
 
Datação: 1901 d.C. - 1925 d.C.
Matéria: Linho; algodão Forro: linho
Técnica: Tafetá Forro: tafetá Bordado com os seguintes pontos: espinha; cheio; canutilho; pé-de-galo; pé-de-flor; nozinho
Dimensões (cm): altura: 55; largura: 72;
Descrição: Colete de «rabos» em linho branco, bordado a fio de algodão vermelho com motivos florais, seis corações e padrões geométricos. Possui cinco pares de casas para cordão. O forro é em linho branco.


 
 
 
 

Colete de «rabos»
 
Datação: 1901 d.C. - 1925 d.C.
Matéria: Algodão; linho Forro: linho
Técnica: Tafetá Forro: Tafetá Bordado com os pontos: espinha; cheio; recorte; cruz; pé-de-flor; nozinho; ilhó de rolinho
Dimensões (cm): altura: 44; largura: 34;
Descrição: Colete de «rabos» em linho branco, bordado a fio de algodão vermelho, debruado com algodão branco e bordado a vermelho. Aperta na frente com quatro ilhós de cada lado, por onde passa um cordão. As costas são profusamente bordadas com pequenas flores, rosetas de maior dimensão, folhas e corações. O forro é em linho branco.
 


Colete de «rabos»
 
Datação: 1876 d.C. - 1900 d.C.
Matéria: Linho; algodão
Técnica: Tafetá Forro: tafetá Bordado a ponto lançado
Dimensões (cm): altura: 50; largura: 68,5;
Descrição: Colete de «rabos» em linho (?) branco lavrado com listras em tom cinza, alternando com listras verticais em tom branco. Bordado a fio de lã em tons de verde e vermelho com motivos florais. Debruado com uma fita de lã vermelha franzida. Possui três pares de ilhós por onde passa um cordão branco. O forro é em linho branco.
 


Fontes:
Museu de Alberto Sampaio - Guimarães
http://www.matriznet.dgpc.pt/
Grupo Folclórico da Corredoura


Sem comentários: