segunda-feira, agosto 11, 2014

SOCOS DOS AÇORES


Datação: XIX d.C. - XX d.C.
Matéria: Tecido; Flanela (lã); Madeira (loureiro); Couro; Metal; Plástico (?)
Dimensões (cm): altura: 7; largura: 8; comprimento: 26;

Descrição: Socos (par) com rasto em madeira de loureiro. Este é constituído por salto, enfranque e pata. O salto é alto e afunilado; o enfranque esguio e em descontinuidade com a pata. O enfranque de um dos socos refere, escrito a esferográfica de cor azul: "Ilha Terceira / Angra do Heroísmo"; o outro soco, na mesma zona, refere: "madeira de loiro". A pata do primeiro soco refere ainda: "galochas para luto (?)". Apresenta umas gáspeas, que reduzem progressivamente a sua altura até à zona da calcanheira, em flanela de lã de cor preta. Estas são pregadas ao rasto por intermédio de uma fina fita de couro de cor branca. A orla superior das gáspeas é debruada por uma fita de lã de cor preta. Abaixo desta fita, à frente, surge a aplicação transversal de uma outra fita em plástico da mesma cor, cravada, ao centro, com três ilhós metálicas. A biqueira apresenta uma aplicação triangular da mesma fita.

Proveniência: Portugal / Angra do Heroísmo

 

Datação: XIX d.C. - XX d.C.
Matéria: Madeira (cedro); Couro; Metal
Dimensões (cm): altura: 8; largura: 10; comprimento: 29;

Descrição: Socos (par) com rasto em madeira de loureiro. Este é constituído por salto, enfranque e pata. O salto é alto e levemente afunilado; o enfranque esguio e em descontinuidade com a pata. O enfranque de um dos socos refere, escrito a esferográfica de cor azul: "Galochas de homem / madeira de cedro". Apresenta umas gáspeas, que reduzem progressivamente a sua altura até à zona da calcanheira, em couro de tom amarelado. Estas são pregadas ao rasto por intermédio de uma fina fita de couro de cor branca. A orla superior das gáspeas é debruada por uma fita semelhante. Abaixo desta fita, à frente, surge a aplicação transversal de uma outra fita do mesmo material e cor das gáspeas, cravada, ao centro, com três ilhós metálicas. A biqueira apresenta uma aplicação triangular da mesma fita, ponteado à máquina.

Proveniência: Portugal / Angra do Heroísmo



Datação: XIX d.C. - XX d.C.

Matéria: Tecido (algodão?); Madeira; Couro; Metal; Policromia; Plástico (?)

Dimensões (cm): altura: 6; largura: 7; comprimento: 25;

Descrição: Socos (par) com rasto em madeira. Este é constituído por salto, enfranque e pata. O salto é alto e afunilado. O enfranque é esguio e em descontinuidade com a pata. Nesta zona, no soco direito, apresenta, escrito a esferográfica, "galochas / (?) para raparigas / (?) Ribeirinha". Toda a superfície é envernizada. As faces laterais do rasto são pintadas a cor roxa. Apresenta umas gáspeas reduzidas à parte da frente do pé, presas ao rasto através de uma fita de couro branco, pregada de espaço a espaço. As gáspeas são em tecido de algodão de cor branca, estampado, longitudinalmente, com listas de cor preta e motivos florais de cor preta, vermelha e verde. A orla das gáspeas é debruada por uma fita de lã de cor vermelha. São adornadas com três aplicações de uma fita de plástico de cor vermelha. Duas diagonais e um pequeno triângulo na biqueira.

Proveniência: Portugal / Angra do Heroísmo

 
 
Datação: XIX d.C. - XX d.C.

Matéria: Sarja (algodão); Madeira (cedro); Couro; Metal

Dimensões (cm): altura: 9; largura: 7; comprimento: 26;

Descrição: Socos (par) com rasto em madeira de cedro. Este é constituído por salto, enfranque e pata. O salto é alto e afunilado; o enfranque esguio e em continuidade com a pata. Toda a superfície é envernizada. Apresenta umas gáspeas reduzidas à parte da frente do pé, em sarja de algodão de cor preta, debruado nas orlas a couro de cor branca. A zona da biqueira é recortada, deixando uma pequena abertura. No peito do pé, as gáspeas são bordadas a fio de algodão de cor azul, verde, roxa, amarela e vermelha, com motivos florais. As gáspeas são unidas ao rasto através de uma fina fita de couro pregada de espaço a espaço.

Proveniência: Angra do Heroísmo / Altares



Fontes:
www.matriznet.imc-ip.pt
Museu Nacional de Etnologia
Trajar do Povo em Portugal

Outros artigos relacionados neste blog:
Chinelas Minhotas; Alpercatas-Açores; O Calçado Tradicional; Tamancos eSocos Entre Douro e Minho; Pé Descalço; Socas barrosãs já não ressoam nacalçada - Montalegre; Chancas; Calçado popular; Socos Femininos doAlgarve
 

Sem comentários: