terça-feira, agosto 05, 2014

Traje masculino domingueiro ou de festa do Baixo Minho


Em dias especiais, de Festa e Romaria, os homens aprumavam-se vestindo calça, colete de pelúcia e casaca ou jaqueta (com alamares dourados ou prateados), predominantemente em preto, acompanhados pelo uso de sapatos de pele atanada pespontados a branco com rebordo a vermelho, ou bota igualmente de pele atanada, cardada ou não, contrastando com a camisa de linho bordada a vermelho e/ou branco, a faixa preta ou vermelha e o uso de chapéu predominantemente preto.

As peças que se descrevem de seguida pertencem ao Grupo Folclórico da Corredoura fundado em 1956 na freguesia de S. Torcato, concelho de Guimarães, cujas descrições foram recolhidas no Museu de Alberto Sampaio.
 
CAMISAS DE HOMEM


Fig. 1

Fig. 2


Camisa de homem (Fig.1 e 2)
Local de Execução: Guimarães
Datação: 1901 d.C. - 1925 d.C.
Matéria: Linho; algodão; metal; plástico
Técnica: Tafetá Bordado
Dimensões (cm): altura: 89,5; largura: 57;

Descrição: Camisa em linho branco de mangas compridas, gola em bico e fralda, bordada no peitilho, gola e ombreiras com motivos florais, sendo a ratoeira bordada a vermelho com o nome «JOSE OLI» em letras maiúsculas. A parte superior das mangas está ornada com favos. Abotoa à frente com um botão de plástico e três pares de molas metálicas, e os punhos abotoam cada qual com o seu botão.


Fig. 3
Fig. 4
Camisa Homem (Fig. 3 e 4) Local de Execução: Guimarães
Datação: 1901 d.C. - 1925 d.C.
Matéria: Linho; plástico
Técnica: Tafetá Bordado com os pontos: pé-de-flor; cheio; canutilho; gradinha; ilhó de rolinho; favos; nozinho
Dimensões (cm): altura: 94; largura: 78,8; comprimento: 71 (manga);

Descrição: Camisa com peitilho bordado com barras verticais, formadas por motivos geométricos, dentro dos quais estão bordados motivos florais. Aperta com quatro botões. A ratoeira é bordada a vermelho com a legenda "MANOEL", as letras são intercaladas com pequenos motivos florais. As mangas são compridas, possuem favos na parte superior, punho e apertam com um botão.
Fig. 5
Fig. 6
Camisa Homem (Fig. 5 e 6)
Local de Execução: Guimarães
Datação: 1901 d.C. - 1925 d.C.
Matéria: Linho; plástico
Técnica: Tafetá Bordado com os pontos: pé-de-flor; cheio; recorte; cruz; gradinha; cadeia; ilhó de rolinho; ilhó de recorte
Dimensões (cm): altura: 100; largura: 58; comprimento: 79,5 (manga);

Descrição: Camisa com peitilho profusamente bordado com pássaros, flores, corações, trevos, jarras e cruzes, sendo a carcela bordada com uma barra de flores. A ratoeira é bordada a vermelho a ponto cruz e ponto cadeia, com a legenda "AMPA". Aperta com três botões e possui mangas compridas que rematam com punho e apertam com um botão.


Fig. 7
Fig. 8
Camisa de homem (Fig. 7 e 8)
Local de Execução: Guimarães
Datação: 1901 d.C. - 1925 d.C.
Matéria: Linho; algodão; plástico
Técnica: Tafetá Bordado com os pontos: pé-de-flor; cheio; recorte; gradinha; formiga; ilhó de rolinho; rolinho; lançado; favos; nozinho
Dimensões (cm): altura: 94,8; largura: 59;

Descrição: Camisa com ombreiras e peitilho bordados com barras verticais, formadas por motivos geométricos, dentro dos quais estão bordadas flores. Aperta com três botões de plástico, mas atualmente falta um botão. A ratoeira está bordada a vermelho com a legenda "ANTONIO*M" rodeada com um friso de silvas. As mangas são compridas, possuindo na parte superior favos de pequena dimensão ladeados por duas hastes com pétalas, rematam com punho e apertam com um botão.

 JAQUETA HOMEM


Fig. 9
Fig. 10
Fig. 11

Jaqueta Homem (Fig.9, 10 e 11)
Local de Execução: Guimarães
Datação:1876 d.C. - 1900 d.C.
Matéria: Lã; prata; algodão; plástico Forro: algodão vermelho
Técnica: Tafetá
Dimensões (cm): altura: 56; largura: 34;

Descrição: Jaqueta em carapinha de lã em tom castanho, de mangas compridas e decote em bico com gola e bandas. Possui dois bolsos de recorte redondo no exterior e um bolso no interior. É debruada com fita preta nas bandas, nos bolsos, nas mangas e no recorte inferior da jaqueta. As mangas também são ornadas com um total de dezasseis botões de plástico castanho, um dos quais está partido. Possui ainda quatro alamares de prata em forma de cavalos empinados, cada qual com uma corrente rematada com uma pequena esfera.


Fig. 12
Fig. 13

Jaqueta Homem (Fig. 12 e 13)
Datação: 1876 d.C. - 1900 d.C.
Matéria: Lã; algodão; prata; metal
Técnica: Tafetá
Dimensões (cm): altura: 60; largura: 40;

Descrição: Jaqueta em tecido de lã preta lavrada com listras verticais em pelúcia, de mangas compridas e decote em bico com gola e bandas. Possui dois bolsos de recorte redondo no exterior e um bolso no interior. A jaqueta é debruada com fita preta de material sintético nas bandas, nos bolsos, nas mangas e no recorte inferior da jaqueta. A gola e a parte inferior das mangas estão forradas a algodão preto. As mangas estão decoradas com um total de quatro botões pretos de plástico. Possui dois alamares em moedas de prata: uma datada de 1896 com o perfil de D. Carlos I e a outra datada de 1886 com o perfil de D. Manuel I, ambos antigos Reis de Portugal. Cada moeda contém uma corrente de prata, embora uma esteja incompleta. Forro em tafetá de lã vermelha.

 
CALÇAS DE HOMEM

Fig. 14
Calças Homem (Fig. 14)
Datação: 1876 d.C. - 1900 d.C.
Matéria: Lã; algodão; plástico; metal
Técnica: Tafetá
Dimensões (cm): altura: 93,5; largura: 36;

Descrição: Calças em tecido de lã de tonalidade preta, lavrada com listras verticais alternando com ziguezagues verticais. Aperta à frente na braguilha com três botões em plástico e um colchete metálico de grandes dimensões e aperta atrás com presilha e fivela metálica. Possui dois bolsos à frente. O forro dos bolsos é em tafetá de algodão branco e o da cintura em algodão vermelho.

 COLETE DE HOMEM


Fig. 15


Fig. 16
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Colete Homem (Fig. 15 e 16)
Datação: 1876 d.C. - 1901 d.C.
Matéria: Lã; algodão; metal
Técnica: Tafetá
Dimensões (cm): altura: 54; largura: 48;

Descrição: Colete em pelúcia de material sintético de tonalidade acinzentada, decote redondo com bandas reviradas e cada uma presa com o seu botão de plástico de tom creme. A frente trespassa e está ajustada com um total de doze botões de plástico em tom creme. Possui três bolsos externos: um bolso na parte superior direita e dois bolsos na parte inferior. Costas em lã verde lavrada com listras verticais pretas, possuindo presilha e fivela metálica em baixo. Forro em tafetá de algodão lavrado com listras verticais de tonalidade acastanhada.


Fig. 17
Fig. 18














Colete Homem (Fig. 17 e 18)
Datação: 1876 d.C. - 1900 d.C.
Matéria: Lã; algodão; metal
Técnica: Tafetá
Dimensões (cm): altura: 51; largura: 52;

Descrição: Colete em pelúcia de material sintético de tom acastanhado, decote redondo com bandas reviradas e presa cada uma delas com o seu botão de plástico de tonalidade acastanhada. Possui uma casa de botão na parte inferior da banda direita onde seria preso um cordão. A frente trespassa e está ajustada com um total de sete botões de plástico de tom creme (falta um). Possui três bolsos externos: um bolso na parte superior direita e dois bolsos na parte inferior: e um bolso interno na parte direita. Está debruado na gola, nas bandas, nos bolsos e na parte inferior por uma fita de lã de tonalidade creme. Costas em lã vermelha lavrada com listras verticais pretas, possuindo presilha e fivela metálica em baixo. Forro em tafetá de algodão lavrado com listras verticais pretas e azuis.

 

Fontes:
Museu de Alberto Sampaio - Guimarães
http://www.matriznet.dgpc.pt/
Grupo Folclórico daCorredoura
Outros artigos relacionados neste blog

 

Sem comentários: