sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Gabão – Traje de Pescador

António Nabais in “O Traje do Litoral Português”, escreve:
“No traje do litoral, existem traços comuns ao longo de toda a costa marítima portuguesa. Esta característica reflecte a mobilidade dos marítimos, nomeadamente dos pescadores.”…”Numa leitura imediata da iconografia (gravura, desenho, pintura e fotografia) costeira do século XIX e inícios do século XX, verificamos existirem mais semelhanças do que diferenças.”
Um destes exemplos é o gabão, muito utilizado pelas comunidades do litoral, de Caminha a Vila Real de Santo António.
No mar, todos os agasalhos eram poucos, pelo menos no tempo de espera, pelo que além da camisa e da camisola, o pescador envergava um casaco muito velho ou o gabão. Este é um traje para o trabalho no mar, mas também, de luto, como na Póvoa do Varzim ou na Nazaré.
Muito embora se possa encontrar este agasalho em várias regiões do país, genericamente, o seu feitio mantém-se semelhante.
O Gabão era feito de burel, surrobeco ou briche. Apertava com botões ou alamares de prata, um cabeção cobria os ombros e as costas e o capuz protegia a cabeça do vento frio. O tamanho varia, sendo mais comprido e amplo na costa norte até Lisboa e mais curto na costa algarvia.
O gabão usado na Póvoa do Varzim possuía uma característica que os distinguia das restantes regiões, era forrado de branqueta, que também servia para avivar as bandas, cabeção e capuz.
O gabão chega à região de Lisboa trazido pelos pescadores da costa Norte, que se deslocavam sazonalmente à foz do Tejo para a pesca do sável, e que se foram fixando em bairros tão típicos como a Madragoa.
Actualmente, algumas confrarias enólogas e gastronómicas recriaram o gabão e utilizam-no como traje cerimonial.

2 comentários:

Adé CALDEIRA disse...

Exmo Senhor Carlos Cardoso,

Gostariamos de entrar em contacto com V. Exa para falar-mos da excelente qualidade do seu blog que pretendemos divulgar aos jovens portugueses no movimento folclorico emigrante.

Aguardamos contacto directamente atravês do nosso e-mail : clube.jovens.folcloristas@fapf.org

Respeitosos cumprimentos lusofonos e folcloricos,

Adé CALDEIRA
Presidente do CJF
caldeira@fapf.org
adecaldeira@hotmail.com

Anónimo disse...

Caro Amigo,

Os pescadores que se deslocavam todos os anos para a região do tejo eram os Ilhavos e os outros povos da Ria.... Os nossos antepassados colonizaram o litoral portugues desde Matosinhos a Vila Real de Sto Antonio...

Tenho dados para provar..... mas leia o 1º Capitulo das VIAGENS NA MINHA TERRA de GARRETT....

E continuamos a ter muitos gabões

Antonio Angeja