terça-feira, março 20, 2007

Traje de Ceifar de Carreço - Minho

A caminho do concelho de Caminha, mas ainda em Viana do Castelo, existe a freguesia de Carreço, muito conhecida pelo seu moinho de vento à beira-mar e pela ligação da sua população, simultaneamente, ao mar e à terra. O traje mais característico desta freguesia é o Traje de Ceifar, que era usado para o trabalho no campo.
A mulher veste uma saia abregastada, saia essa tecida com algodão e lã de ovelha, fiada, tingida em casa e depois tecida, com barra quadriculada branca e preta com forro de fazenda preta. Avental tecido no tear com riscas largas vermelhas e outras mais finas verdes e pretas. Camisa de linho branco sem bordados. Colete de fundo vermelho e barra preta debruada a fitas de lã e aperta com atacador. Lenços amarelos ou vermelhos simples no peito e na cabeça. Chapéu de palha de aba larga. Perna nua e socos. Pode ser na variante preto ou vermelho.
Não se usam adornos: nem brincos, nem cordões.


O homem usa calças de fraldilha no tear em lã castanha. Camisa de linho com estopa sem bordados. Chapéu de palha. Calça socos ou chancas conforme o trabalho que executa. Pode ser na variante calças de cotim e chambre.

10 comentários:

Anónimo disse...

Nao consigo ver estas fotos. Serei o unico?? A forma de dar a volta a situacao? Continuacao do excelente trabalho que tens desenvolvido.

Anónimo disse...

Visitei há dias o seu blog e gostei de apreciar a colecção de fotos sobre o nosso traje Português. Sendo natural de Coimbra e estando ligado a um grupo etnográfico da cidade possuo belos postais dos trajes aqui usados no séc.XVIII,XIX e principios do séc.XX. Gostava de enviar imagens de postais da tricana de Coimbra de 1900.Como poderei fazê-lo? É que a imagem da Tricana que mostra no seu blog, é já um traje de 1935 de uma pintura de Alberto de Sousa. Porventura dos ultimos trajes da tricana Coimbra.É dificilimo elaborar um blog com o traje Português, pelo que muito louvo o seu trabalho que muitas horas certamente lhe ocupou. Saudaçõe do José Teixeira

Carlos Cardoso disse...

Qualquer contribuição é bem vinda.
As fotos de trajes com a respectiva descrição podem ser enviadas para o mail c.alvescardoso@gmail.com.
Agradeço que as descrições tenham alguma preocupação com o promenor e que indiquem a região.
Grato pelo interesse.

Anónimo disse...

olaa!!!
tens feito um optimo trabalho!!continua assim!!!

sou minhota!gostaria que pusesses aqui algumas coisas do minho!como trajes de lavradeira,meia senhora,mordomas...etc..
pois tambem gostaria de saber qual a tua opiniao sobre esses trajes ;)


bjs M.C.

Carlos Cardoso disse...

Neste blog existem vários artigos sobr trajes do Minho, basta fazer uma busca no Pesquisar blog, e encontrar esse ou outros temas.
Obrigado pelo interesse.

Anónimo disse...

Ola, sou brasileira(da terra do Rei Pele Santos-Sao Paulo)gostaria de ver se possivel trajes de trabalho bem rustico pois ja vi um modelo que tem o saiote xadrez e gostei muito,e se posivel saber se ele e de uma regiao especifica.Adoro ver todo material que voce sempre acrescenta,e muito interessante conhecer os usos e costumes de sua terra,eu danço no Rancho Folclorico Verde Gaio do Centro Portugues onde divulgamos musicas de Portugal de norte a Sul.Um abraço desta que admira muito seu trabalho!

Anónimo disse...

Ola, quando estou em dúvida sobre algum traje sempre consulto o seu blog. Eu sou do Grupo Folclorico Casa de Portugal de São Paulo, gostaria de saber onde posso comprar trajes em oeiras? pois em Agosto o meu grupo vai se apresentar na tua cidade.Espero resposta. Obrigado

Carlos Cardoso disse...

Olá Fernando.
Infelizmente em Oeiras não existe nunhum local onde comprar trajes regionais.
Os grupos de cá debatem-se com grandes dificuldades para adquirir trajes ou para conseguir quem os faça.
O grupo a que pertenço, como muitos outros, comparam trajes e tecidos na "Casa Brincheiros" no Cartaxo (vou colocar um link no blog)
Já agora, quando vêm a oeiras e onde vão actuar? gostava de os ver.
Um abraço
Carlos Cardoso

Anónimo disse...

Olá Carlos,
Obrigado por responder,na cidade Ponte de Lima no Minho será que eu acho algum lugar para comprar? Vamos nos apresentar no dia 05/08/08 (terça) mas o local e horario ainda não sei,foi transmitido aos componentes do grupo os dias e as cidades onde vamos nos apresentar.
Um abraço

Carlos Cardoso disse...

Olá Fernando
talvez em Ponte de Lima consiga comprar alguma coisa.
Entretanto eu vou tentar saber mais coisas sobre a vossa actuação em Oeiras.
Um abraço

Carlos Cardoso