domingo, janeiro 27, 2008

INATEL entrega apoios a CCD’s

O Planos Nacionais de Apoio é um projecto desenvolvido pelo INATEL constituindo elemento essencial no relacionamento directo com os Centros de Cultura e Desporto, e dirigido exclusivamente a estes, permite-lhes a obtenção de meios essenciais às suas actividades culturais, como apoios financeiros para a aquisição de trajes e calçado, instrumentos musicais ou equipamento necessário para a produção de peças teatrais.

Na presente edição, referente ao ano 2007, foram contempladas 552 colectividades de todos os distritos e regiões autónomas, num investimento global anual que ronda os 500.000€ distribuídos pelos planos organizados:

- Plano Nacional de Apoio à Etnografia

São contemplados 278 Centros de Cultura e Desporto, com apoios que consistem na atribuição de instrumentos musicais e apoios financeiros com vista à aquisição de trajes e calçado tradicional.

- Plano Nacional de Apoio à Música

Atribuição de instrumentos musicais a 222 colectividades.

- Plano Nacional de Apoio ao Teatro

Atribuição de equipamento cénico de som a 45 Centros de Cultura e Desporto.

- Plano Nacional de Apoio a Boletins Culturais

Atribuição de apoios financeiros para a edição de Boletins Culturais, com o objectivo de promover e divulgar a actividades dos Centros de Cultura e Desporto. Foram contempladas 7 colectividades de todo o país.

A cerimónia de entrega dos apoios aos CCD’s das regiões Centro e Sul decorreu hoje, dia 27 de Janeiro, no Teatro da Trindade, em Lisboa.

O magnífico espectáculo apresentado em Lisboa foi o resultado de um desafio lançado aos CCD’s participantes nos Concursos Nacionais do INATEL, subordinado ao tema “Vamos Contar Histórias”, e uniu, num espectáculo com o mesmo nome, as participações de várias colectividades. Foram várias as histórias, contadas em pequenos quadros, nas áreas da etnografia e teatro, muito do agrado do público presente.

Para os CCD’s da região norte, a cerimónia decorrerá na Guarda no dia 10 de Fevereiro, a julgar pelo espectáculo de Lisboa, é algo a não perder.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo seu blog. Tenho feito alguns trabalhos utilizando a sua informação.
Sabe-me dizer como é que os grupos podem obter apoios do INATEL?

João Carlos Fonseca

Carlos Cardoso disse...

Caro João
Tanto quanto sei, apenas os grupos que são filiados no INATEL se podem candidatar a estes apoios. Para mais informações é melhor contactar directamente o INATEL.
Quanto à utilização da informação publicada no blog, ela não é minha é de todos nós, pelo que não há problema desde que faça referencia ás fontes.

Atenciosamente
Carlos Cardoso