quinta-feira, março 13, 2014

Traje da Nazaré - Chapéu


"Mulher na Praia" de Guilherme Filipe
Museu Dr. Joaquim Manso
O chapéu da nazarena é uma das peças de indumentária popular mais simbólicas e identificáveis.

Chapéu de nazarena
Museu Nacional do Traje
Feito de feltro preto e fita (gorgorão) de seda da mesma cor. O chapéu tem um a forma cilíndrica, aba revirada, decorada, com fita que remata no lado direito com pom-pom de fio de seda preta; ajusta com elástico; remata no interior com tira de pele de cor natural. Forro de tecido de cetim branco.

Para não se acentuar a depressão da copa, a nazarena coloca na cabeça por baixo do chapéu uma rodilha, para fazer altura.

Bibliografia: Abílio Leal de Mattos e Silva in “O Trajo da Nazaré”, Editorial Astónia, Lisboa, 1970.

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde

Qual é a simbologia e o significado do pompom? E como é que surgiu em Nazaré?

David

Anónimo disse...

Boa tarde

Qual é a simbologia e o significado do pompom? E como é que surgiu em Nazaré?

David

Carlos Cardoso disse...

Tanto quanto sei, o pom-pom servia para aparar a àgua que escorria das canastras do peixe, mas não tenho referências à sua origem.

Ceia disse...

A borla nos chapéus era usada só por mulheres casadas e viúvas e a posição tinha um significado especial que espero que quem realmente saiba informe.
No dia a dia a rodilha era substituída por dinheiro em notas e papéis com as contas a quem deviam e de quem tinham a receber; nas ocasiões mais azáfama nos pagamentos e nos recebimentos usavam a parte de dentro da dobra do chapéu para meter as notas, disto me lembro bem e da rapidez com que tiravam e metiam as notas no chapéu.