sexta-feira, março 07, 2014

Divisão Regional da Carta Etnográfica de Portugal

A transposição para um mapa das fronteiras de um povo, nação ou cultura, sempre foi complicado e motivo das mais diversas discórdias e nem sempre com os melhores resultados.
Fazendo aqui um pequeno parêntesis ao propósito deste artigo, não podemos esquecer que os tratados assinados após conflitos entre grandes potências incluíam a divisão de territórios sem a menor preocupação com a identidade local, resultando décadas ou séculos mais tarde em guerras de libertação e regionais.
A divisão etnográfica do mapa de Portugal também não é uma matéria pacífica, já que não é possível estabelecer fronteiras específicas e estanques entre populações de duas áreas geográficas próximas, nem afirmar não existirem influências etnográficas entre essas regiões.

No entanto, esta divisão regional da carta etnográfica de Portugal é essencial para quem pretende estuda etnografia.

De destacar nesta matéria as propostas de divisão geográfica de Amorim Girão, Hermann Lautensach, Orlando Ribeiro e Jorge Dias.
A divisão regional que apresento é a proposta por Tomaz Ribas, que a considerou de carácter definitivo ou científico, mas como um instrumento de trabalho.
É esse o nosso objectivo, deixar aqui um instrumento de trabalho.


Fonte: Tomaz Ribas, in O Trajo Regional em Portugal, DIFEL/INATEL, 2004

Sem comentários: