quinta-feira, agosto 03, 2006

O Traje do Alentejo

As mulheres que vivem perto das cidades e vilas, mais abastadas, procuravam imitar as modas, seja no penteado, seja na maneira de vestir. A mulher da vila usa saia de fazenda de lã, blusa de algodão de corte cintado. Para a missa usa uma mantilha de renda sobre a cabeça e como abafo um xaile de merino negro bordado, com franjas de fio. Calça meias de renda brancas e sapatos de carneira com botões.
A mulher do campo, que durante a semana se dedicava aos trabalhos agrícolas, aos domingos depois de vir da missa e fazer os trabalhos domésticos, dedicava-se à costura, aos bordados ou a fazer meias. De Inverno refugiava-se à lareira, o centro da casa alentejana, no Verão, aproveitando fresquidão do fim da tarde, sentava-se num mocho (banco) junto à soleira da porta, aproveitando para dois dedos de conversa com a vizinha ou com quem passa.
No campo a mulher usava blusa de chita, saia de riscado atada em jeito de calça com alfinetes, lenço na cabeça e chapéu desabado, meias de linha grossa feitas com cinco agulhas normalmente de cor castanha, roxa ou até vermelha e sapatos grosseiros de atanado. De Inverno para se proteger do frio e da chuva, colocava um xaile ou uma lona pelas costas, atado em volta da cintura para permitir a liberdade dos braços.
O domingo era o pretexto para vestir a melhor roupa, não muito diferente da usada no campo apenas mais poupada pelo uso menos frequente. Nesse dia, a mulher calçava chinelas de atanado grosseiro, meias de linha lisa, um avental de riscado simples sem rendas, e saia de fazenda sem ser fina, a blusa era de tecido de chita gorgorina sem efeitos de renda. Na cabeça usava lenço ou cachiné sem ser o de trabalho.
O traje do alentejano abastado, residente nas vilas ou cidades, tem as suas raízes no traje popular espanhol no entanto o seu corte é mais suave, sendo a jaqueta e o colete mais compridos nas costa.
Este traje considerado domingueiro ou de casamento, usava chapéu de aba larga, camisa branca com pregas sobre o comprido, colete com uma ordem de botões muito aberto e jaqueta com três bolsos, um pequeno, em cima, à esquerda, onde por vezes usa, com a ponta de fora, um lenço bordado pela namorada, dois bolsos em baixo, um de cada lado, oblíquos. A jaqueta é enfeitada por alamares de seda. Cinta preta de merino, calças com cós alto e cintado e sapato fino, completam o conjunto.
No traje do homem do campo podemos encontrar algumas distinções fruto da actividade exercida, ou da época do ano. Genericamente calça botas de atanado grosseiro, calças e colete de cotim. A camisa ou chambre é feita de riscado e lenço ao pescoço ou por baixo do chapéu. Para resguardar as calças usa safões de lona e na cabeça chapéu de abas largas e copa redonda.
Em tempo de chuva usava capote aguadeiro feito de borel grosseiro e os safões de lona que eram substituídos por safões de cabedal. Os pastores distinguem-se pelo uso de safões de lã e samarra do mesmo material. Os alforges em cabedal ou em tecido de lã, eram usados para transportar a merenda, o azeite, o pão, as azeitonas, um pouco de toucinho ou chouriço, etc., mas também os parcos haveres quando em viajem ou nas longas temporadas passadas no campo.

3 comentários:

filipa disse...

Boa tarde, dirijo-me por este meio para solicitar a vossa disponibilidade em auxiliar-me a respeito dos trajes típicos Portugueses.Pois faço parte de um grupo de alunos do 12ºano do curso de cozinha, da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e derivado a estarmos a realizar uma Prova de Aptidao Professional, cujo o tema é a cozinha tradicional Portuguesa.Dirijo me a si, em virtude a ser uma pessoa com grandes conhecimentos nesta área, e se me pudesse informar, onde poderia conseguir algum traje tipico alugado ou emprestado, para podermos dar mais dinamismo à apresentaçao desta prova.o meu agradecimento Filipa Antunes

Carlos Cardoso disse...

Olá Filipa
De facto, não conheço nenhum local onde possa alugar trajes regionais.
Mas sugiro-lhe que contacte um rancho folclórico e se explicar o que pretende terá a colaboração deles.
Fica o contacto do Rancho Folclórico “Os Rancheiros” de Vila Fria que tem trajes de várias regiões do país, mas não dou garantias.
Um dos directores é o Rafael Patrício, um amigo – rafaelpatricio69@hotmail.com

Felicidade

Jorge Lourenço disse...

Boa tarde, gostaria de saber se me podiam descrever a gola da jaqueta alentejana masculina? obrigada
Com os melhores cumprimentos