segunda-feira, outubro 06, 2014

PEÇAS DO VESTUÁRIO TRADICIONAL ALGARVIO

O Museu de Arte Popular possui na sua coleção diversas peças de vestuário provenientes da Casa de Portugal em Paris, por transferência do ICEP (Instituto do Comércio Externo de Portugal) criado em 1982 e extinto em 2007.
Dessa coleção divulgo hoje alguns exemplares do vestuário tradicional feminino do Algarve, alguns com a indicação expressa de terem sido confecionados em Luz de Tavira.
De entre essas peças de destacar um conjunto de 4 blusas, que no Algarve têm a designação de “Batas”. Ou seja, uma peça que cobria a camisa e o corpete, vestidos junto à pele e que se usaram pelo menos desde o séc. XIX e ainda hoje são vestidas pelas mulheres mais velhas.

 
Datação: Séc. XIX - XX (?)
Matéria: Algodão (chita), plástico (botões), metal (molas)
Técnica: Estampagem em tons de azul, verde e vermelho
Dimensões (cm): altura: 46,5; largura: 34,5; comprimento: 51;
Descrição: Bata ou blusa com gola de bico pequeno, sem pé; frentes ajustadas com molas; decoradas com botões redondos vermelhos sugerindo um barco à vela, inserida num círculo. Cintura marcada com elástico e pequena aba. Costas direitas, com a mesma marcação na cintura e aba; mangas compridas com punho pequeno fechado com mola.

 
Datação: Séc. XIX - XX (?)
Matéria: Algodão, viscose (?), plástico (botões)
Técnica: Tafetá, renda bilros manual e mecânica (?)
Dimensões (cm): altura: 63,5; largura: costas 38; comprimento: 57;
Descrição: Blusa ou bata com decote com cós rematado com renda, frente inteira, com costura a meio ladeada por uma pinça de cada lado; aplicação de renda sugerindo peitilho, contornado com banda rematada com renda idêntica à do peitilho e à do cós. Atrás, abertura fechada com 8 botões. Manga comprida decorada com entremeio aplicado e renda na extremidade terminando sem punho. A orla da frente e das costas é guarnecida com renda idêntica à das mangas.

 
Datação: Séc. XIX - XX (?)
Matéria: Algodão, plástico (botões), metal (molas)
Técnica: Tafetá estampado
Dimensões (cm): altura: 53; largura: 44; comprimento: 56;
Descrição: Bata ou blusa com gola de bico, frentes ajustadas com molas escondidas sob a carcela decoradas com botões circulares (boias ) tendo no dentro um barco à vela; linha de cintura marcada com elástico formando uma pequena aba; costas sem costuras e aba a partir da cintura; manga comprida com punho ajustado com duas molas. No interior junto à gola etiqueta com o nº 13.

 
Datação: Séc. XIX - XX (?)
Matéria: Algodão e fibra (?)
Técnica: Tafetá e bordado
Dimensões (cm): altura: 62; largura: 42; comprimento: 63;
Descrição: Bata ou blusa com gola de bico, decote justo; frentes formando aba, com carcela e casa abertas, sem botões; costas com costuras laterais e aba; manga comprida com folho, (evasé) junto ao punho. gola, frentes, carcela,. aba e folho das mangas decorados com bordado tipo inglês. O facto de no lugar dos botões, estar só marcado com linha, penso que não tenha sido usado.

 


Datação: Séc. XIX - XX (?)
Matéria: Algodão branco
Técnica: Tafetá estampado com motivos florais e geométricos azuis
Dimensões (cm): altura: 63,5; largura: 58;
Descrição: Avental com cós na cintura e tiras para atar atrás; franzido ligeiramente em cima, termina com bainha estreita, sem qualquer outro enfeite.

 
Datação: Séc. XIX - XX (?)
Matéria: Algodão
Técnica: Tafetá estampado com silvas floridas e tracejado azul; bordado branco
Dimensões (cm): altura: 57; largura: 47;
Descrição: Avental com cós na cintura e fitas para atar atrás; na frente, a parte do centro do tecido, posto na diagonal, está cortado em viés e decorado com 3 aplicações de entremeio bordado; ladeando a parte central, duas tiras nesgadas com bolsos de chapa aplicados franzidos em cima e contornados por bordado. Na orla da peça, folho de bordado (tipo inglês).
 

Datação: Séc. XIX - XX (?)
Matéria: Algodão
Técnica: Tafetá estampado e bordado
Dimensões (cm): altura: 56; largura: 67;
Descrição: Avental com cós na cintura e fitas para dar a laçada atrás; bolsas de chapa contornadas com bordado a branco (bordado inglês) e orla guarnecida com folho pregueado.

 
Datação: Séc. XIX - XX (?)
Matéria: Lã, seda, algodão
Técnica: Sarja, tafetá
Dimensões (cm): altura: 77; largura: 33;
Descrição: Saia com cintura com cós estreito e abertura lateral à esquerda; na frente, o pano liso com costura nesgada, panos laterais e os de trás franzidos na cintura e ornamentados com 3 fitas vermelhas na orla e 6 botões forrados do mesmo tecido da saia. No interior, forro cor-de-rosa para proteção da saia e para dar-lhe melhor cair.

 


Datação: Séc. XIX - XX (?)
Matéria: Lã azul, algodão (galão) vermelho e amarelo
Técnica: Tafetá, galão
Dimensões (cm): altura: 77; largura: 34;
Descrição: Saia com cós na cintura, lisa na frente e franzida aos lados e atrás; galão aplicado em baixo, exceto no pano da frente; abertura na cintura fechada com colchete. No interior, forro na orla. O corte da saia é de influência burguesa.

 
Datação: Séc. XIX - XX (?)
Matéria: Algodão branco
Técnica: Tafetá e bordado mecânico
Dimensões (cm): altura: 73; largura: 250;
Descrição: Saiote ou anágua franzida com elástico na cintura, dois refegos a meia altura; folho alto decorado na orla com outros dois refegos, guarnecido com bordado.

   
Datação: Séc. XIX - XX (?)
Matéria: Algodão branco
Técnica: Tafetá e bordado mecânico
Dimensões (cm): altura: 69,5; largura: total 228;
Descrição: Saiote ou anágua franzido com elástico na cintura, folho a meia altura da saia terminando com 3 refegos e bordado mecânico na orla.

Sobre o uso de culotes pelas mulheres do povo é um assunto polémico, sobre o qual já muito se escreveu e debateu. Opiniões à parte, aqui ficam algumas exemplares que fazem parte desta coleção.
 
Datação: Séc. XIX - XX (?)
Matéria: Algodão branco
Técnica: Tafetá e bordado mecânico
Dimensões (cm): altura: 58; largura: cintura 46;
Descrição: Culotes franzidos na cintura, pernas até meio da caixa; apertadas com elástico e rematados com bordado.
Datação: Séc. XIX - XX (?)
Matéria: Algodão branco
Técnica: Tafetá e renda mecânica (?) de bilros
Dimensões (cm): altura: 52; largura: 22;
Descrição: Culotes, franzidas na cintura com elástico, pernas até ao joelho terminando com renda.

   


Datação: Séc. XIX - XX (?)
Matéria: Couro, fio de algodão (atacador) e metal (pregos)
Técnica: Curtimenta, tingida de preto
Dimensões (cm): altura: 4; comprimento: 24,5;
Descrição: Bota do pé esquerdo. De cano curto, fechado sobre o peito do pé com atacador; gáspeas lisas, sola com tacão. Vestígios de uso na sola.



Datação: Séc. XIX - XX (?)
Matéria: Pele preta
Técnica: Curtimenta
Dimensões (cm):altura: 3,8; comprimento: 25,5;
Descrição: Bota de mulher, para o pé direito. Bota com salto, apertada sobre o peito do pé com atacadores.

 

Datação: Séc. XIX - XX (?)
Matéria: Algodão
Técnica: Tafetá estampado
Dimensões (cm): largura: 76,5; comprimento: 79,5;
Descrição: Lenço quase quadrado, decorado com motivo de repetição composto por enrolamentos e grinaldas floridas em tons de verde e cor-de-rosa, sobre fundo cinzento. Orla embainhada. Este lenço parece ter sido confecionado com um tecido, não destinado a lenço.

   

Datação: Séc. XIX - XX (?)
Matéria: Algodão
Técnica: Tafetá estampado
Dimensões (cm): altura: 72; largura: 72;
Descrição: Lenço de cabeça, quadrado decorado com motivos de sabor oriental; no campo, motivos de inspiração floral em tons de castanho, amarelo e verde, destacando-se sobre fundo azul-turquesa; barra com cornucópias entrelaçados e motivos florais nos tons já referidos, terminando com tarja azul na extremidade.


Fonte:
http://www.matriznet.dgpc.pt/
Museu de Arte Popular

Outros artigos relacionados:
Côca,Biuco e Capelo; Amulher em casa – Algarve; Mulher da Fábrica de Conservas – Algarve; Apanhador de Medronho– Algarve; Socos Femininos do Algarve; O Homem da Taberna – Algarve; Trajode trabalhadores Serrenhos – Algarve; Cabreiro – Algarve; Morraceiro – Algarve.

Sem comentários: